Aluno da FDCI publica artigo em revista internacional de direito

Com o título "A mediação de conflitos na praxis jurídica à luz da interdisciplinaridade", o artigo científico produzido por nosso aluno do 2º período, Gedson Alves, em parceria com o Professor Tauã Lima Verdan Rangel foi publicado na revista peruana Derecho y Cambio Social, de padrão internacional e coordenada pelo Professor Dr. Pedro Donaires Sánchez.
Dentre os conselheiros editorias de língua portuguesa, destaca-se a forte presença do Dr. Atahualpa José Lobato Fernandez Neto, Professor Livre Docente da Universitat de les Illes Balears, Espanha, e Membro do Ministério Público da União (Procurador do Trabalho/Fiscal) 1993.
O artigo abordou o conflito e sua transformação por meio da mediação, bem como trouxe à discussão dados estatísticos tratados que revelaram como a estrutura de conciliação está distribuída no território nacional e como ocorrem as relações numéricas entre as variáveis, segundo último levantamento publicado pelo CNJ.
Há um diferencial bastante interessante no artigo: "há a presença de conceitos pouco, ou raramente, abordados no direito, que explicam e informam alguns fenômenos jurídicos, especialmente à luz da interdisciplinaridade, a autopoiese, a entropia e a sintropia (conceitos luhmanianos no Direito), homeostase, são conceitos nascidos nas ciências naturais, e podem ajudar a entender como, por exemplo, o direito interage com outras ciências (a interdisciplinaridade), na mediação ou conciliação de conflitos.", finaliza Gedson Alves, o autor.  
A FDCI apoia e incentiva a pesquisa acadêmica e criou recentemente um programa de iniciação científica na área de Direito Civil coordenado pela professora Larissa Vargas, e, brevemente, teremos o orgulho de ver nossos alunos publicando e influenciando as ciências jurídicas com outras pesquisas nascidas das salas da nossa Instituição.
 
 

 



Últimas Notícias